Estão
quatro jovens europeus (Alemanha, Áustria, Itália, Espanha) no Centro de
Juventude de Águeda no Serviço de Voluntariado Europeu ao abrigo do projeto
VolunteersPoint, um projeto apoiado e financiado pela Agência Nacional Erasmus
+ Juventude em Ação. Uma das atividades que os voluntários desenvolvem é um
projeto pessoal, onde cada voluntário pode pensar numa atividade que seja útil
para o grupo-alvo com o qual trabalham. No caso dos voluntários, esse
grupo-alvo são os alunos do secundário.
Em fevereiro, a voluntária Ronja Stief da Alemanha desenvolveu o seu projeto pessoal na Escola Secundária Marques Castilho e na Escola Secundária Adolfo Portela.
A voluntária Ronja desenvolveu um projeto sobre o uso da tecnologia no dia a dia e refletiu sobre como isso nos afeta em termos pessoais, políticos e de saúde.
Articulando o assunto com o desenvolvimento de técnicas de argumentação, a Ronja recorreu á educação não-formal para dar aos alunos o contacto com diferentes métodos.
O foco das atividades foi desenvolver conhecimento adquirido através do debate e dinâmicas de grupo. Por exemplo, os alunos atiravam uma bola de um para o outro e a pessoa que tinha a bola tinha que dizer o que lhe vinha à mente sobre a tecnologia.
Os alunos tiveram também a hipótese de ter um curso intensivo de inglês com uma estrangeira, já que esta língua era o meio de comunicação e assim foi também abordada a importância de falar diferentes línguas.
Na avaliação do projeto, os alunos mostraram satisfação e referiram a sua utilidade, pelo conteúdo e pela língua estrangeira. A Ronja acha que o bom trabalho é para continuar porque pretende capacitar os jovens de Águeda a serem a melhor versão de si mesmos!
As fotos também mostram que os alunos se divertiram!
Sem comentários:
Enviar um comentário